Cuidados digitais para ativistas feministas

Desafio. Vida. Risco. Medo. Insegurança. A vida das mulheres e de suas comunidades. Isolamento. Colapso. Lockdown. Palavras e sentimentos que assombraram as mulheres em todo o Brasil no início de março de 2020, quando foram relatados os primeiros casos de COVID-19. Naquele início de ano, nosso principal projeto era realizar um acampamento feminista na região norte do país. No entanto, diante desse cenário, tivemos que dar um passo atrás.

Mas, como em todas as situações de crise são geralmente as mulheres que agem rapidamente em prol de suas comunidades para planejar estratégias e construir alternativas criativas, nós nos unimos a outras mulheres para lidar com a pandemia que naquele momento assustou o mundo inteiro.

Não foi fácil. Levamos mais de um ano para definir novos caminhos para aquele projeto, mas aconteceu, enfrentando todos os desafios de nossa própria realidade e a das feministas no Brasil, como a sobrecarga de trabalho, o luto pela perda de entes queridos, o recrudecimento de idéias conservadoras e da violência online contra ativistas, a escassez de trabalho e a negligência governamental em todas as esferas.

Decidimos, depois de ouvir atentamente, criar um processo digital de atendimento que respondesse a  essas novas demandas e necessidades.

Criamos então, em 2021, a Gincana Monstra, um processo online síncrono e assíncrono, baseado na ideia de infraestrutura de afeto e na criação de uma rede de solidariedade entre nós, em 8 semanas de intercâmbio e aprendizado sobre tecnologias digitais e ancestrais, estratégias e segurança, territorialidade, transcentralidade e conhecimento intergeracional – sempre com base em nossas próprias experiências, cosmopercepções e sentimentos.

A Gincana Monstra é um processo totalmente online, com 8 semanas de atividades, para promover processos de aprendizagem em cuidados digitais voltados para ativistas feministas. A intenção é que elas se tornem multiplicadoras deste conhecimento em seus coletivos e comunidades. A APC apoiou a Gincana Monstra hospedando reuniões globais da Rede Transfeminista para troca de ideias com a rede global de facilitadoras da Feministas Tech eXchange (FTX). Estas reuniões permitiram um mergulho nas metodologias feministas de segurança digital, infraestruturas de cuidado e fortaleceu uma rede de apoio para e por facilitadoras feministas e treinadoras de segurança digital.

O que você vai ler abaixo é um relatório resumido sobre a gincana, que foi facilitada, concebida e realizada pela Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, com o apoio e parceria da APC. Neste documento, você aprenderá um pouco sobre nós e sobre a jornada da gincana.

Em julho de 2022, a Rede Transfeminista e a APC colaborarão para oferecer treinamento nesta metodologia a uma audiência global de aliadas feministas da rede FTX. As atividades com as facilitadoras globais serão online e para pessoas da rede de confiança da APC/FTX e da Rede Transfeminista. Os scripts/curriculuns desenvolvidos para o site FTX serão públicos e destinados às pessoas que são facilitadoras nos processos de aprendizagem feminista. Assim, o FTX: Safety Reboot curriculum, curado e hospedado pela APC, crescerá a partir da adição das metodologias da Gincana Monstra.

Que possamos nos inspirar e alimentar umas às outras.

Afetuosamente,

Rede Transfemista de Cuidados Digitais // Transfeminist Network of Digital Care

Relatório resumido sobre a Gincana Monstra realizada pela Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, com apoio da APC.

This piece is also available in English.

Inglés
Image for display in News/Talk Listing Pages: 
« Volver