TRIBUTO A NOSSO AMIGO CHRIS NICOL

Por APC JOHANESBURGO, África do Sul,

No dia 29 de agosto de 2005 a rede APC perdeu alguém que foi um colega, um líder e um amigo.


Chris Nicol, membro do Conselho da APC, e também membro do Conselho Administrativo da entidade, faleceu em Barcelona depois de mais de um ano de luta contra o câncer. Na maior parte do tempo dessa batalha, Chris estava vencendo, continuando a trabalhar, viajar e atuar na rede sempre que o difícil ciclo de cirurgia e tratamento permitia.


Chris era um australiano que vivia em Barcelona por cerca de 25 anos. Ele trabalhou na Nicaragua logo depois que os sandinistas derrubaram a ditadura de Somoza. Chris trabalhou no Conselho Britânico em Barcelona por muitos anos, ensinando inglês, e fixou suas raízes na Catalunha de vários modos — politicamente, culturalmente, socialmente e através da relação com sua companheira Chenchy. Chris também era ativo nos movimentos de solidariedade para com os Zapatistas em Barcelona, organizando, levantando fundos, ajudando onde podia. Ele amava música, vinho e a natureza.


Chris era profundamente comprometido com a justiça e a humanidade. Foi um ativista real que também atuava em tarefas práticas e concretas com energia e humor.


Chris tornou-se parte da comunidade APC em 1995. Sua organização, Pangea (www.pangea.org), era parte de uma associação de organizações ativistas na Internet que em conjunto solicitaram ingresso na APC. Em 2000 a própria Pangea tornou-se membro da APC. Chris foi membro fundador da Pangea, trabalhando como voluntário ou como colaborador remunerado, mas sempre dedicando-se profundamente à missão da organização.


Sua primeira participação na reunião anual do Conselho da APC foi em 1997, na África do Sul, e foi escolhido como membro do Conselho Administrativo na reunião do Conselho no Uruguai, em 2001. Ocupava o cargo de tesoureiro na data de sua morte. Chris trabalhou incansavelmente em uma reunião recente do Conselho Administrativo em abril, na África do Sul, logo depois de ter terminado outro ciclo brutal de tratamento.


Para todos nós da APC é muito difícil expressar o profundo significado de Chris para a rede. Ele sempre foi uma voz ativa, de apoio e crítica quando necessário.


Chris defendia fortemente que a APC aprofundasse seu papel de intervenção em políticas, indo além do papel de provedora de serviços a seus membros. Foi uma das primeiras pessoas na APC a insistir na importância do software livre, a usar GNU/Linux e a desenvolver projetos para apoiar organizações no processo de migração para software livre.


Chris deu duas contribuições ao trabalho da APC recentemente que estarão presentes por um longo tempo. Foi editor e organizador do livro “Políticas de TIC: um manual para iniciantes” (http://www.apc.org/books), publicado em inglês no final de 2003 e em espanhol em 2005. Este livro será atualizado com uma nova versão a ser publicada em um “wiki”, permanecendo dessa forma um testemunho crescente e vívido do trabalho de Chris. No início deste ano, Chris preparou a primeira versão de uma proposta de iniciativa sobre software livre para a rede APC, que está em elaboração e será apresentada aos membros da APC ainda este ano.


Como membro da equipe da APC, Chris esteve constantemente engajado no processo da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI/WSIS), desde seu início em 2002 até a última reunião preparatória em Genebra, em fevereiro de 2005 — uma de suas últimas viagens a trabalho. Em muitos aspectos, ele era uma bússola — sempre apontando para aquelas ações necessárias, justas e nem sempre fáceis —, seja em busca de uma política mais justa de distribuição de recursos, seja nas lutas sobre propriedade intelectual e software livre, ou insistindo para que a equipe da APC participasse mais estreitamente dos processos das conferências da ONU. Cada momento era precioso para Chris, a ser nunca desperdiçado — seja escrevendo, fazendo lobby, reunindo-se, participando em manifestações, ou conversando com amigos e colegas.


Chris sempre estava presente, sempre que era preciso, e era um lembrete constante de nossa mensagem e visão — criar um “mundo em que todas e todos tenham acesso fácil, equânime e barato ao potencial criativo das TICs para melhorar suas vidas e criar sociedades mais democráticas e justas” (a missão da APC).


Nós na comunidade APC queremos compartilhar nosso carinho e apoio a Chris com sua família, amigas e amigos, com Chenchy, com a mãe e irmã de Chris na Austrália, com seus colegas na Pangea.


A APC não se esquecerá dele, e estará honrando e relembrando Chris Nicol através de uma iniciativa que refletirá sua paixão e compromisso na criação de um mundo socialmente mais justo, e procurará inspirar outras e outros a continuar na luta para essa conquista.


Em breve a APC divulgará mais informações sobre esta iniciativa, mas neste momento gostaríamos que todas e todos que conheceram Chris ou o seu trabalho compartilhem suas mensagens no “wiki” que acabamos de criar em sua honra:


Membros e equipe da Associação para o Progresso das Comunicações


30 de agosto de 2005




Autor: —- (APC)
Contacto: communications@apc.org
Fuente: APC
Fecha: 31/08/2005
Localidad: JOHANESBURGO, África do Sul
Categoría: Comunicados de APC



« Volver