Política editorial da APC

Informação produzida pela APC:

  1. Tem como principal foco de interesse o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em prol da justiça social e do desenvolvimento.
  2. Está de acordo com nossos valores expressos na Carta da APC sobre direitos na internet.
  3. É sensível ao gênero.
  4. Está escrito em linguagem simples e desmistifica a tecnologia. Não é permitido o uso de jargões, a não ser que os termos sejam explicados claramente. Nós não esperamos que os nossos leitores e leitoras sejam especialistas.
  5. Usa
    1. O inglês britânico.
    2. O espanhol latino-americano.
    3. O francês padrão.
    4. O português falado no Brasil, exceto quando os textos são dirigidos para um público específico na África onde se utilize o português europeu. Em todas as línguas, a APC usa termos “neutros” sempre que possível e evita termos coloquiais e regionais.
  6. É fiel a normas rígidas de qualidade (incluindo revisão, correções, referências corretas etc.).
  7. Inclui todos os créditos necessários (fontes, autorizações, autores etc.).
  8. Pode ser compartilhada, a não ser que existam restrições explícitas. Pode ser reproduzida, desde que haja uma referência clara à APC como fonte. Quando se trata de reproduções na internet, preferimos que seja feito um resumo com um link para o material na íntegra publicado no site da APC. Sempre solicitamos que sejam incluídos links para o material original no site da APC.
  9. Inclui ferramentas que permitam comentários e sugestões sempre que for apropriado.

Algumas destas áreas vão além do conteúdo, mas, por ser uma organização que conta com a colaboração de pessoas que não são escritores ou jornalistas profissionais, decidimos ser explícitos em relação às nossas expectativas para publicações.

Sign in to APC.org